Pesquisa


Agosto de praça em praça - Vinhais

A praça de toiros de Vinhais encheu para voltar a receber o Grupo de Vila Franca na noite de 11 de Agosto. Frente a um curro de Branco Núncio, repartido com o Grupo de Montemor, houve toiros para rodar forcados e isso foi aproveitado do melhor modo. Acabou por ser uma noite de sabor agridoce onde sobressaiu uma grande pega e uma ansiada boa estreia, mas com o senão de alguma falta de coesão a ajudar num dos toiros, o que não é de todo habitual no Grupo de Vila Franca.

Para a cara do segundo toiro da noite o forcado da cara foi o Gonçalo Filipe que pegou bem à segunda tentativa com ajudas eficazes, após uma tentativa inicial em que recebeu o toiro, bastante mal visto e que vinha basicamente à voz, de modo algo descomposto. Na segunda tentativa corrigiu o temple não recuando tanto e fixando mais a investida, recebeu bem e fechou-se com sucesso, tendo os ajudas correspondido com coesão.

No quarto toiro da noite, uma estreia no Grupo de Amadores, o jovem Diogo Conde. Apesar do nervoso natural criado pela ocasião, esteve correto e compenetrado no cite, mandou nos terrenos adequados e recebeu bem a investida do oponente, com ajudas prontas e eficazes dos ajudas. Estreia auspiciosa de mais um valor criado na "cantera".

O último toiro da noite foi um manso que teve uma lide bastante abreviada por parte do cavaleiro e estava "bruto" para a pega. O cabo escalou o forcado David Moreira "Canário" para esta pega. O Canário efetuou autenticamente duas pegas a este toiro, uma por tentativa. Na primeira tentativa, esteve corretíssimo em todos os tempos e suportou uma longa viagem até às tábuas onde desta vez os ajudas não responderam à chamada, algo raro neste grupo mas que desta vez aconteceu, e o cara foi desfeiteado pelos fortes derrotes do toiro. Na segunda tentativa, mais do mesmo, tudo bem da parte do Canário e por pouco o cenário era igual ao anterior, mas desta vez as terceiras conseguiram entrar e com a recuperação do resto dos ajudas, consumou-se uma grande pega de um forcado que está a recuperar muito bem o tempo perdido com a lesão que o apoquentou desde o final da época anterior.

Paulo Paulino "Bacalhau" 



Agenda completa